quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Yoganidra


Yoga é uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Yoga significa união e sua prática visa unir e integrar o corpo, a mente e as emoções.

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando mais um aspecto do que outro. As técnicas mais utilizadas no Yoga são: Ásanas (exercícios físicos), Pranayama (exercícios respiratórios), Yoganidra (“sono lúcido”) e Meditação (sentar-se quieto e observar a si mesmo).

Yoganidra é um processo de relaxamento consciente composto de várias etapas e foi compilado de práticas da tradição tântrica (Ribeiro, 2007). Nidra é um termo em sânscrito que significa sono e Yoganidra pode ser traduzido como “sono psíquico” ou “sono lúcido”. De acordo com Saraswati (1962) na Yoganidra o padrão de ondas cerebrais se encontra em alfa, no estado entre o sono e a vigília, em que se pode vivenciar profundo relaxamento, estados visionários, sonho consciente e imagens simbólicas. O Yoganidra propõe a evocação de sensações, visualizações, o uso criterioso da imaginação e organização dos pensamentos.

O Yoganidra de Saraswati possui diferentes níveis: para iniciantes, intermediários e avançados, e dentro desses níveis seguem-se oito passos:

1- Preparação (prastuti) – deitado, o praticante deve sentir seu corpo e os apoios em relação à terra. Focalizar sua atenção no objetivo do Yoganidra, com uma sugestão positiva para si mesmo. Mentalizar que nenhuma parte do seu corpo se moverá e que não dormirá durante a prática. Deve remover todas as preocupações, tensões e conflitos e permitir que sua mente se aquiete.

2- Relaxamento (sithilikarana) – o praticante deve soltar todas as partes do corpo, desde os pés até a cabeça. Com os olhos fechados, deitado em decúbito dorsal, inspirar emitindo o som “sss”” sibilante e expirar emitindo o som de “h”, por cinco minutos.

3- Resolução (sankalpa) – sankalpa pode ser traduzido como uma resolução ou uma determinação que o praticante faz em relação ao seu direcionamento na vida. Deve-se repetir mentalmente a resolução por três vezes usando as mesmas palavras.

4- Rotação de consciência rápida (bahir nyasa)
a) Nyasa externo – o praticante deve tocar mentalmente cada parte do seu corpo seguindo sempre a mesma seqüência.
b) Rotação interna da consciência (antarnyasa) – o praticante deve focalizar sua atenção em cada chakra, visualizando o máximo de detalhes deste (cor, mandala, elemento, etc.), repetindo mentalmente o bija (som semente) de cada chakra.

5- Purificação dos canais sutis com contagem regressiva (nadi sodhana) – sem usar os dedos para tampar as narinas, o praticante deve imaginar o prana (ar, energia) fluindo pela narina esquerda na inspiração e pela narina direita na expiração. Deve começar a contagem de 27 inspirações pela narina direita e, depois, trocar na expiração pela narina esquerda. Depois deve sentir sua respiração natural e espontânea.

6- Visualização de cenários (kalpanika caladdrsya-darsana) – o praticante deve visualizar mentalmente uma seqüência de imagens de reverência, como por exemplo, flores, pássaros, natureza, montanha, igreja, cachoeira, floresta e outros símbolos.

7- Resolução (sankalpa) – a resolução ou determinação deve ser repetida novamente usando as mesmas palavras.

8- Término (samapti) – o praticante volta sua atenção para a passagem do ar pelas narinas. Percebe o espaço onde se encontra e o contorno do seu corpo. Espreguiça o corpo todo, piscando algumas vezes. A prática do Yoganidra está completa.


RIBEIRO, Patrícia. A arte de relaxar: o Yoganidra permanece a ferramenta essencial para recuperar a disposição, melhorar a qualidade do sono e o foco mental. Revista Prana Yoga Journal, n. 5, 22 jun. 2007. Disponível em: http://eYoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=364&idCanal=4 Acesso em: 19 out. 2007.

SARASWATI, Swami Satyananda. Yoga-nidra. Munger, Bihar : Bihar School of Yoga, 1962.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olaaa esta muito bom eu curti e aprendi muito k ele...beijos vc pode tudo!!! fika na PAZ