sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Imaginação Ativa


A Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, propõe a “imaginação ativa” como uma maneira dialética particular de lidar com o inconsciente. Esta técnica consiste em quatro fases: libertar-se do fluxo de pensamento do ego; deixar que uma imagem de fantasia do inconsciente flua para o campo da percepção interior; conferir uma forma à imagem relatando-a por escrito, pintando-a, esculpindo-a, escrevendo-a como uma música ou dançando-a; confrontar-se moralmente com o material produzido/imaginado (FRANZ, 1999).

Durante a “imaginação ativa” não existe uma meta que obrigatoriamente tenha que ser atingida, nenhum modelo, imagem ou texto a ser usado, nenhuma postura ou controle da respiração são recomendados, o paciente não se deita e nem o terapeuta participa das fantasias.

A pessoa simplesmente começa com o que vem de dentro dela, com uma situação de sonho relativamente inconclusiva ou uma momentânea modificação do estado de espírito. Se surge um obstáculo, a pessoa que medita é livre para considerá-lo ou não como tal; é ela que resolve como deve ou não reagir diante dele (FRANZ, 1999, p. 179).

FRANZ, Marie-Louise von. Psicoterapia. São Paulo : Paulus, 1999.

4 comentários:

Anônimo disse...

a imaginação ativa tem haver com o misticismo ou alguma outra religião, seita ou heresia?Ou é apenas algo relacionado com psicoanalise?Responda!

Sandra Caselato disse...

A “imaginação ativa” é uma técnica de psicoterapia da Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, e não da Psicanálise. Não faz parte de nenhuma religião ou seita.

Anônimo disse...

Qual obra do Jung ele aprofunda sobre a imaginação ativa?

Sandra Caselato disse...

O Jung não escreveu nenhuma obra específica aprofundando apenas a Imaginação Ativa. Ele fala dela em vários momentos em diversas obras, dentre elas:
JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. 5. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.
______. O eu e o inconsciente. Petrópolis, RJ : Vozes, 1987.
______. Psicologia e alquimia. Petrópolis, RJ : Vozes, 1990.

Outros autores também escreveram sobre a imaginação ativa de Jung:

JOHNSON, Robert A. Sonhos, fantasia e imaginação ativa : a chave do reino interior. São
Paulo : Mercuryo, 1989.

SILVEIRA, Nise da. C. G. Jung : vida e obra. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1997.